“Há também, como conseqüência da falta de conteúdo, um enfraquecimento da musica brasileira “

E ai galera, todo mundo bem?

Atualmente surgem quase que diariamente um cantor ou cantora nova que são esquecidos tão rápido como ascendem. Porem alguns tem permanecido e mantendo seu estilo de musica. Em alguns casos isso não seria grande problema, porem a maioria dos artistas de hoje em dia são vazios de inteligência, cultura e habilidade poética e alguns dos que não o são fingem ser para alcançar fama e sucesso.

Compositores como Chico Buarque de Holanda, Vinicius de Moraes, Noel Rosa, Ismael Silva e Cazuza valorizavam suas produções com formas beirando a perfeição e conteúdos inteligentemente criados. Porem atualmente esse tipo de produção não consegue mais o sucesso que conseguia antigamente. Os jovens que movem o mercado musical estão cada vez mais distantes dos jovens intelectualmente ativos de 30 ou 40 anos atrás. Será que seriam capazes os jovens do ano de 2010 compreender as mensagens disfarçadamente colocadas em musicas na época da ditadura militar, artefato de fundamental importância para inflamar a população contra os ditadores da época e a retomada da democracia tão almejada.

Há também, como conseqüência da falta de conteúdo, um enfraquecimento da musica brasileira perante as musicas de artistas internacionais, ficando assim mais difícil para uma parcela considerável do publico o entendimento das letras das musicas, tornando assim mais grave o problema da ausência de conteúdo nas letras, pois a grande massa repete o que ouve sem nem saber o que se está cantando e por vezes sem nem mesmo saber a pronuncia das palavras utilizadas.

Ou seja, atualmente no Brasil, a musica que vem surgindo, salvo raras exceções parece não ter salvação. É preciso que uma nova geração surja com uma nova consciência, diferente da atual que como sugeriu Vinicius de Moraes, parece ser enlatada e vendida no mercado como um produto banal.  

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: